V Conbraf

O Conbraf

O V Conbraf – Congresso Brasileiro de Fitossanidade acontecerá de 7 a 9 de agosto de 2019 no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba, com o tema Desafios e Avanços da Fitossanidade, uma rica oportunidade para a discussão sobre as necessidades e demandas do setor.

A comissão organizadora é composta por professores, técnicos e alunos da UFPR, Universidade Federal do Paraná – Campus Curitiba, UNESP – Campus de Jaboticabal, PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Sistema FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná e ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.

Nesta quinta edição, o evento avança em seus objetivos de difundir conhecimentos, complementar a formação, promover a troca de informações e experiências entre profissionais, produtores e estudantes.

Além de promover discussões sobre o posicionamento das principais instituições quanto à Fitossanidade Brasileira, em relação aos novos desafios.

O evento será composto por Plenárias, sessões e mesas redondas, além de palestras e discussões que traçam um painel de 360 graus sobre os temas mais atuais relacionados à Fitossanidade dedicado a um público composto por técnicos, pesquisadores, estudantes, representantes de empresas, consultores e produtores.

Os inscritos no Conbraf terão acesso on-line aos Anais das palestras e aos Resumos, que consolidam o conhecimento e experiência dos participantes do Congresso.

Jantar do evento – Restaurante Madalosso

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade, Curitiba – PR, 80030-400
Como chegar?

Congresso irá abordar os avanços da fitossanidade.

Com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, V Conbraf será palco para a discussão sobre as demandas do setor agrícola.

As práticas fitossanitárias são indispensáveis para a manutenção de uma boa lavoura e aumento da produtividade. Por isso, mais que estar atento às novidades do setor, é fundamental discutir as estratégias de sanidade vegetal e sua relação com o cenário e as perspectivas da agricultura brasileira. Com esse objetivo, entre os dias 7 e 9 de agosto, acontece o V Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf), em Curitiba. O Sistema FAEP/SENAR-PR é uma das instituições que apoiam o evento.

De acordo com o presidente do V Conbraf, Marcelo da Costa Ferreira, o Congresso irá permear todo o contexto que envolve a fitossanidade, desde a identificação dos microorganismos causadores de patologias até os mecanismos de controle. O intuito é abordar, principalmente, o status de sanidade atual e que rumo deve tomar nos próximos anos.

A programação foi elaborada para atingir diversos públicos, entre professores, pesquisadores, representantes de agroindústrias e produtores rurais.

“Vamos debater as estratégias que devem ser utilizadas para que o Brasil não sofra de problemas fitossanitários, a questão das fronteiras, para que pragas de outros países não adentrem aqui, as demandas dos setores produtivo e privado e os parâmetros do mercado fitossanitário que envolvem todo esse setor”, detalha Ferreira.

A programação foi elaborada para atingir diversos públicos, entre professores, pesquisadores, representantes de agroindústrias e produtores rurais.

“Vamos debater as estratégias que devem ser utilizadas para que o Brasil não sofra de problemas fitossanitários, a questão das fronteiras, para que pragas de outros países não adentrem aqui, as demandas dos setores produtivo e privado e os parâmetros do mercado fitossanitário que envolvem todo esse setor”, detalha Ferreira.

TEMAS

Exemplo da didática proposta é a palestra sobre os aspectos legais e agronômicos de misturas em tanque, uma prática amplamente utilizada pelos agricultores brasileiros, mas que ainda causa uma série de dificuldades.

“A calda sanitária é o resultado dessa mistura que o produtor aplica no campo. Muitas vezes, não ficam bem uniformes durante a mistura e, na hora da aplicação, param no filtro e interferem no circuito do pulverizador. É um aspecto do dia a dia e o produtor sofre bastante”, observa Ferreira.

Outro tema envolve a fruticultura, importante setor para a conjuntura brasileira, visto que o país ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de frutas.

Segundo o pesquisador em Entomologia e Controle Biológico da Embrapa Clima Temperado Dori Edson Nava, as chamadas moscas das frutas talvez sejam o maior problema da fruticultura do Brasil e do mundo. Na palestra, Nava irá apresentar os principais gargalos que dificultam o controle por parte dos fruticultores.

“O manejo de mosca das frutas no Brasil sempre foi realizado com o uso de controle químico. Mas hoje, sabemos que é difícil manejar pragas com inseticidas, especialmente porque esses produtos estão saindo do mercado e está cada vez mais difícil ter um produto com boa ação sobre moscas”, antecipa.

O pesquisador irá abordar as tendências atuais de monitoramento e controle dessa praga, destacando os métodos com maior taxa de sucesso.

“Três técnicas já são empregadas em grandes áreas: uso do inseto estéril, iscas-tóxicas e atraentes alimentares. Ainda existe o controle biológico, um trabalho que estamos realizando no Brasil junto com outros pesquisadores”, ressalta Nava.

Na palestra serão abordados os principais resultados de pesquisas sobre o tema dos últimos 10 anos.

Local do Congresso

Centro de Eventos Sistema FIEP

O Centro de Eventos Sistema FIEP oferece uma estrutura completa que permite diversificação na realização de eventos de diferentes portes e características. Através de uma equipe qualificada, presta serviços de excelência, contribuindo de forma eficaz para o sucesso do evento. Oferece um ambiente agradável, visando a sustentabilidade.

Situado em uma área com mais de 80.000m², o Centro de Eventos Sistema Fiep oferece uma estrutura completa e integrada.

O Centro de Eventos Sistema FIEP possui acesso fácil e rápido, localiza-se a 5 km do centro de Curitiba e a 10 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Localizado na região do Jardim Botânico, conta com um ambiente agradável e seguro.

FIEP
www.centrodeeventosfiep.com.br
Endereço: Av. Com. Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Telefone: (41) 3271-7719

Jantar do evento:

Restaurante Madalosso
Endereço: Av. Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade, Curitiba – PR, 80030-400

Conbraf - Congresso Brasileiro de Fitossanidade
Conbraf - Congresso Brasileiro de Fitossanidade
Conbraf - Congresso Brasileiro de Fitossanidade

COMISSÃO

V Congresso Brasileiro de Fitossanidade.

SEJA NOSSO PARCEIRO

Apoie a realização do V Conbraf. Seja um patrocinador. Exponha sua marca para um público formado por profissionais com autonomia técnica e financeira para indicação e aquisição de seus produtos e serviços.

Prof. Dr. Marcelo da Costa Ferreira
Presidente do V Conbraf
Profa. Dra. Maria Aparecida Cassilha Zawadneak
Vice-presidente do V Conbraf

CONTATO
e-mails: patrocinio@conbraf2019.com.br
eventos@funep.org.br
Telefone: (16) 3209-1303 – Funep – Setor de Eventos

ENTRE EM CONTATO